Podia ter feito outros. A minha amiga Manuela que para o ano se vai apanhar com o de sociologia nas mãos, insiste comigo. Já não tenho vida para aturar professores e putos espertalhucos e comprar uma briga com os meus superiores. E depois não tiraria o tal curso, por isso deixo-me ficar deste tamanho que já cresci que chegasse. Mas podia ter feito um daqueles cursos intensivos. De inglês, espanhol ( tão na moda ), ou alemão.
Ora, é aqui que eu quero chegar. Ao alemão.
Viajo num autocarro que parece ter andado na segunda guerra mundial. Raro é o dia que não chego a gritar pelo gregório, ao meu emprego. A sério. Ultimamente então, se não vou quieta e muda, a olhar em frente, é certo e sabido que chego mais para lá do que para cá. E eu não gosto disso. Obrigada a fingir-me de morta para não enjoar...onde já se viu?!
O curioso disto tudo é que o meu autocarro fala alemão, presumi eu quando li, porque não sou burra de todo e tirando uma pelas outras até que cheguei lá. Tocaram para a paragem onde eu saio. Calhou olhar para o retângulo que acende e que devia dizer SAÍDA. E o que é que dizia?
WAGEN ALT.
Sorri muito para mim. Boa! Os alemães a exportarem autocarros a cair de podres, da última guerra e nós conformados. Já não nos basta falar inglês com todos os estrangeiros que nos abordam, ao invés de esperar que eles soletrem um português mal amanhado, e também temos de levar com indicação de paragem numa língua que parece estar sempre de boca cheia de feijões, ou favas...
Assim que pude fui ver o que queria dizer WAGEN ALT. Não era saída de carro, fora do carro, mas, carro usado.
Fiquei intrigada. Nós tocamos para sair e ele diz-nos que é carro usado? Ou para usar? Ou já o usamos? Ou é mesmo - Ponham-se a mexer daqui para fora, ou tunda, yá ?!...
2 comentários:
gehen sie zu...........tuge
muito pouca ficou na memória dos 2 anos de alemão no liceu,, língua complicada com tantas declinações, e ainda por cima sem praticar....
Maria o inglês ainda vais muito a tempo, não custa nada, e até mesmo o outro pork não???? não aprendemos nós as novas tecnologias? se aprendemos o segredos dos telemóveis e deixamos de sewr analfabetas virtuais pork não correr atras do sonho e fazer o tal curso?????ainda é tempo!
Agora, tarde piaste. Inglês e espanhol, pode ser, kimbundo, queria muito, mas o tal do curso, já não mesmo. Só se for noutra vida, a que encarnar a seguir.
Enviar um comentário