segunda-feira, 15 de agosto de 2011

o dia da outra cidade

foto do google

Olhar Luanda é desejar estar lá. Falar-lhe enquanto lhe olho feliz. É a cidade que mais sabe de mim, me conhece e me protege. Que me leva ao colo para o passado. E me mergulha nele, mar dos meus segredos e dos meus encantos. Não vivo no passado. Ninguém que seja são pode viver no passado matando o presente. Não sou saudosista. A minha cidade kuia. Hoje. Não tenho saudades da cidade que foi. As saudades que tenho são da minha terra de hoje, aquela onde estive há 7 meses. É essa que quero rever daqui por algum tempo. Mas sou caranguejo. Aquele que guarda tudo. Aquele que tem memória de elefante e que lembra o passado com saudade. E aqui me revejo nas características que as pessoas do meu signo possuem. Por isso, hoje, 15 de Agosto, a cada ano, eu sei, não esqueço, acho que nunca esquecerei que era o dia da cidade de S. Paulo da Assunção de Loanda. O dia feriado. O dia do concurso das montras. O dia em que muitos iam até Porto Quipiri assistir e participar na festa em honra de Nossa Senhora da Assunção, pois que a cidade deixou de ser de s.paulo da assunção, mas os católicos continuam a festar o dia da Senhora.
Então é isso. Nasci numa cidade então portuguesa. Que tinha um dia comemorativo em 15 de Agosto e comemorávamos. E que por isso, por ser dia de festa, não o esqueço. A cidade hoje comemora o seu dia noutro, e bem. Tal como a cidade, eu sou duas, a que fui e a que sou. O dia 15 de Agosto é sempre o mesmo. E eu lembro com saudade outros 15s de Agosto. Que saudades do que se fazia em Luanda e nos arredores, neste dia...

Sem comentários: