sexta-feira, 2 de abril de 2010

A minha amiga da Suiça

É Páscoa!
Aqui algures entre torres novas e lisboa. Escolhi, numa escolha que não foi só minha.
Há um ano escolhi encontrar-me com uma amiga de outras paragens. Da suiça. De genéve, e com ligações a lausanne. Mas as raízes são de Angola e foi lá que para sempre ficàmos nesta coisa que é amor que nunca morre.
Foram oito dias de constantes descobertas e de intimidade perdida, porque outras vidas fomos viver em separado. E os anos correm e de repente somos outras, mais antigas na dor e na capacidade de voltarmos ao ponto de partida, na amizade. Colegas de liceu, éramos unidas que bastasse para ficarmos juntas em Portugal, depois da partida de luanda. Mas ela insatisfeita e sem correntes ou âncoras, aventureira e solitária, foi viver uma vida que esperava melhor, para as terras frias e livres duma suiça bonita e organizada, como ela é. Não fosse do signo de virgem...
O ano passado, quis que lhe fizesse uma visita. Na Páscoa. E eu fui. E estivemos uma semana vivendo lado a lado, as duas. Como se fôssemos adolescentes ainda e não soubéssemos o que o destino, esse papão, nos reservou depois. Com a mesma surpresa e expectativa no olhar, no falar e no sentir.
Gravei os momentos. Fotografias de uma terra bonita. Que voltarei a ver, para me juntar à minha amiga de sempre, Julieta.

1 comentário:

maria disse...

adorei estas fotos da Suiça...coisa má linda!