Hoje fazes anos.
Ao longo destes que foste conquistando dia a pós dia, vinte e oito anos, observei-te.
Uns dias, uns anos mais do que outros. Nem sempre com muita atenção, ou com o desvelo que uma tia devia ter. Estava absorvida pelo crescimento dos meus próprios rebentos e pela vida familiar que possuia. Se isso serve de desculpas...
Porém, sempre gostando muito de ti e do teu irmão e querendo o melhor para cada um.
Quando tiveste de decidir o que querias ser, quando fosses grande, ou seja, a área onde te sentisses mais confortável para ser mais tarde a tua profissão, eu intervi, por saber que eras apaixonado por aquilo que te estava na alma. Desporto.
O teu pai, meu irmão, que não, que devias escolher um curso onde não tivesses qualquer dificuldade em alcançá-lo, e a matemática, tal e coiso...insisti que devias pensar bem e ele devia apoiar-te. Nunca mais me esqueço desta conversa, tida ali no centro ( tipo jarrões ) da Praça 5 de Outubro, enquanto decorria um espetáculo. Ele já convencido, disse-me:
Ok, então tu achas que deve mesmo ir para desporto?
Então não havia de achar? Eras desportista com grande sucesso desde que te iniciaras. Gostavas de várias modalidades e tinhas prémios, taças e mais taças, lugares de pódio...então não havia de achar? Todo tu, já com 1,80 e tal na altura, respiravas desporto por todos os poros do teu corpo...que matemática, que coisa nenhuma...não podia haver matemática que te metesse medo, achava eu.
E disse ao teu pai que sim, muito convicta.
Ele deu-me a responsabilidade de amadrinhar essa resolução.
Mas a matemática foi mesmo tua inimiga e eu arrependi-me várias vezes de te ter empurrado para um fosso sem fundo.
Como sabes, passados alguns anos voltaste ao estudo. E empenhaste-te e venceste. E hoje estás em Coimbra, em desporto. E és bom aluno, e vais vencer.
O querer tem muita força e eu...eu que pensei vezes sem conta que não devia ter palpitado sobre o teu destino, o teu futuro, sinto um orgulho sem fim de ti, meu querido.
És um trabalhador estudante de mérito, um bom menino e com muita alegria o digo.
Deus te protega sempre e ilumine o teu caminho.
Parabéns Leandro, por tudo e pelo dia de hoje, que é todo teu.
Tem um bom dia de aniversário.
Desfruta-o com alegria e posse...és um vencedor!
1 comentário:
Recordo bem a noite, a conversa, a posição na mesa, a convicção, a crença e hoje relembro com alegria. :)
Enviar um comentário