terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

qual cinderela?!

Diz que não basta sê-lo. Tem que parecê-lo.
Eu nem uma nem outra.
O meu número de sapato está longe de ser o da cinderela. Também não sou daquelas que podem dormir de pé em cima de plataformas. Então, este pezinho de cinderela que Deus e os genes não me deram nem sempre aceita um sapatinho de fugir à polícia, sobretudo se estou para aí virada, num fogo no sim senhor a caminho da boleia do sr. margarido. E inicio a época. Não balnear, mas tenho pena. A tal em que me espalho ao comprido e me magôo. O ano passado foi o ano dos espalhanços. Consegui estragar duas sandálias compradas com muito carinho e bom dinheirinho, que este ano já não posso repetir a proeza, porque a cachorra da crise tudo nos tira. Mas caio na mesma. Nos sapatinhos de salto alto que insisti em calçar como se fosse muito primaveril este tempo que hoje me enganou, o que não é preciso muito, e me passou a perna, fazendo-me uma rasteira. Levei a mão ao chão, torci o pé e vi o sr. margarido desaparecer no ângulo de visão que não lhe permitia a ele advinhar-me por perto, mas a mim ficar a ver navios, quer dizer autocarros.
Ergui-me, sacudi-me, empinei o nariz e segui devagar para o pretendido e a passo certo. Sentia o pé a latejar, a cabeça a mais de mil e os minutos a passarem. Sabia que o sr. margarido esperaria por mim. Não é por nada mas tinha de esperar pelas 8,20.
E finalmente cheguei à garagem. Ao autocarro.
- Atão, atrasou-se para a boleia?
Já cá faltava. Eu sabia. Eu sabia que a conta chegava para que eu a saldasse. Ninguém dá nada a ninguém. Porque sim.
Sacana de feitio que eu tenho que acredito desconfiando sempre...
- Para a boleia talvez...
Ele, o sr. margarido olhou-me como se dissesse - temos pena.
Eu tenho. Pena de ter perdido a boleia. De nunca conseguir pagar o favor. De ter torçido o pé.
E terei muita pena se o senhor margarido deixar de parecer boa pessoa e não me der a dita boleia até à garagem para ali se iniciar a minha viagem.
É que por este andar ou desisto de sapatos com salto, ou acordo mais cedo e me despacho a tempo e horas ou...me reformo.

2 comentários:

Anónimo disse...

olá. espero que o pé torcido, já esteja em forma, ou quase. as melhoras. beijos. nuno

Maria Clara disse...

obrigada.