quinta-feira, 13 de maio de 2010

Quinta-feira da Ascenção

Hoje é quinta-feira da Ascenção
Dia da espiga
O que significa este ramo colhido no campo ou comprado na cidade: A espiga de trigo, para que haja pão no lar, o ramo de oliveira, para que não falte o azeite, a paz e a luz divina, a folha de videira, para que não falte o vinho e as várias flores do campo, como, malmequeres, papoilas, alecrim, rosmaninho, para que haja sempre alegria. Ano a ano se renova o ramo que se coloca em casa, e se conserva o ano inteiro.
Quando cheguei a Portugal, era normal neste dia, sempre à quinta-feira, e porque Torres Novas é uma das cidades que festeja o dia como feriado municipal, festejar-se o dia da espiga indo para os campos fazer-se piqueniques.
As várias quintas que existem por aqui, abriam as suas portas ao povo, que confraternizava, sendo comum os conjuntos musicais darem espectáculos, com música de baile em palcos montados no meio do campo, ou nas ditas quintas.
Sempre fui um pouco avessa a estas manifestações, não participando nelas, mas observei-as de perto.
Aos poucos foi-se perdendo a tradição e hoje aproveita-se o feriado para se fazer compras nos centros comerciais, ir à praia, passear, ou simplesmente não se fazer nada.
Um bom dia da espiga para todos.

Sem comentários: