quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Vendedores Ambulantes

Andando pela cidade, percebe-se a abundante azafama dos vendedores ambulantes.
Atravessam-se ah frente dos automoveis, param nos passeios e montam as bancas com os artigos mais surpreendentes.
Homens e mulheres partilhando o mesmo sentimento, o mesmo espirito comerciante que foram obrigados a sentir e que adoptaram mais tarde por forsa das circunstancias.
Hoje estava a sair Uvas. E nas maos delas e deles cachos de uvas pretas, de bagos enormes e a parecer-me bem.
Juntam-se mais de 10 mulheres, as quitandeiras, com bacias de fruta diversa, de meter cobissa a qualquer um e conversam altissimo abrindo vogais nas palavras que utilizam. Juntam-se os rapazes pondo charriots no meio da passagem e pendurando neles, roupa de criansa, homem e mulher.Sapatos e chinelos tambem se veem ah cabessa das quitandeiras, nas bacias enormes de plastico.
Depois quem quiser um ferro electrico, uma carpete para a sala, cortinados, cintos, malas de senhora, bijouteria, panelas e tachos, arvores de natal ja enfeitadas,loussas, pacotes de leite, encontra a cada esquina da cidade. Haja dinheiro para comprar.
Dizem as pessoas que aqui ficaram que os congoleses eh que implantaram esta nova forma de comercio.
O certo eh que hoje ate chineses vendem, distribuem panfletos, e misturam-se com os angolanos neste comercio anarca e ilegal.

2 comentários:

Manuela disse...

Olá coração... está tudo bem por aí? Nós por cá estamos todos mortos de saudades suas. Há coisas do caraças, desde que partiu, as nossas ceias nunca mais foram as mesmas, nem sequer voltamos a comer uns restitos. A coisa não tem a mesma graça. Aproveite bem os dias de que férias faltam mas não se demore pois está cá a fazer muita falta. Agora vou fazer um trabalhito para entrgar amanhã, (estou na Covilhã). Muitas saudades e um grande beijo meu e do resto do povo cá de casa. Até breve.

m.c.s. disse...

Ola coracao...pois eh, eu tambem sinto a vossa falta e voces sabem disso nao eh? Isto nao eh durante o dia,que aii nao tenho tempo para isso, eh ah noite quando me vou deitar, que passo em revista os mais que tudo de Porgal e voces estao no rol...ahahah! Dos restos nem tanto pke sao os causadores de kilos a mais.Ate que me estou a portar mais ou menos bem, na boca...Quando voltar, acabaram-se os restos e os principios que me teem presa as refeicoes aii de casa, os afetos. Serao afetos a seco que tambem sao bons.O povo estah bom ja percebi.Os manos pequinininhos? Um beijo muito repenicado para o Rafael e para os restantes tambem abracos bons ( para o Joao e Joana )Vah, devo estar a fazer uma falta como a fome, nao eh? isto eh uma gaita, porque ja estou quase a bazar da minha terra, por mim ficava, ficava ateh todos voces se esquecerem de mim.Beijos, muitos, muitos para o casal de jarras.