quarta-feira, 12 de maio de 2010

Piteira milagrosa

Parece que há uma mezinha com as folhas desta piteira, que faz bem à tosse.
A minha tosse cavernosa assustou muito uma criatura que há semanas me ouve tossir e assim como assim, porque não gosta de me ouvir e morre de pena de mim, vejam bem, prometeu fazer um xarope das folhas da piteira com mel ou açúcar amarelo.
Diz que é tiro e queda. A ver vamos.
Eu, que ando cansada, saturada, arreliada e, porque não confessar, assustada, com esta situação, já aceitei humildemente a promessa e venha a dita mistela milagrosa que eu cá a espero.
Em Luanda existem estas piteiras. Dão figos amarelos que são comestíveis.Quando a minha milagreira me falou na piteira, de imediato me ocorreu que a conhecia das lixeiras da cidade. Não que eu andasse em lixeiras...eu andava por todo o lado, e terrenos, transformados em pequenas lixeiras caseirinhas, era o que havia mais no meu tempo de candengue. E como é que eu cortava os pés com cacos de garrafa? Não era nessas tais lixeiras de trazer por casa? Pois então...
Fiquei apreensiva quando percebi que piteiras são. Assaltou-me a dúvida sobre a eficácia do xarope de piteira, mas pronto, acho que não tenho outro remédio senão aceitar, porque o xarope da ervanária, mais o xarope receitado pelo médico das urgências não têm sido suficientes.
Valha-me ao menos o pormenor desta mistela não saber a cebola, porque a última que ela me fez, era uma coisa horrorosa...mas foi eficaz! A minha aprendiz de curandeira sabe das coisas e eu mal espero que chegue 6ª feira para iniciar o caminho para a minha cura ( ?????? ) ...
Desde já, obrigada Adília.

2 comentários:

Dino Calei disse...

sempre te admirando

Bolinha disse...

Faço votos para que resulte.
Queremos-te totalmente curada. Beijinhos