domingo, 19 de agosto de 2012

turistas na Linha

foto tukayana.blogspot.com


Olhe qui béléza meu bem!
Olhe os barquinhos que você gosta de tirar foto...
Esse rio é lindo!
Praia legal, essa aí. Tanto povo…
Lembra o bondinho? Aqui eles falam ilévádorrrr…
E de repente dei comigo a ouvir esta turista, que viajava atrás de mim, completamente fascinada por portugáuu, repetindo que é légaaaaau, desde  Cais do Sodré  até Cascais.
Chegados a Cascais e apesar do mapa ser maravilhoso, disse ela, julgavam-se ainda no Estoril que “ não é tão legal como Bélém “ apesar de “ essa rua aí tem palacetes maravilhosos “. Custou-me que não soubessem aonde estavam. Levantei-me, olhei p’ra eles e disse: Já chegamos a Cascais. É estação terminal. E sorri. E fui brindada por dois sorrisos bonitos, de gente de 40 anos, com muito bom ar, e também de um agradecimento em uníssono.
Apeteceu-me retribuir, dizendo: Di nada, cára. Tudo legal.
Seguiram caminho, que de todo, não era o meu.
Ficou-me uma frase a lembrar-me os perigos do acordo ortográfico e da portugalidade:
- Lembra o bondinho? Aqui eles falam ilévádorrrr…



Sem comentários: