quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Formação profissional

Amanhã vou para formação.Dois dias antes do fim de semana. Dirão quase todos... Óptimo.
Eu não. Não acho a menor graça.
Formação significa, actualizar, acrescentar, esclarecer, aplicar depois.
Significa estarmos em grupo. Funcionários de várias terras ouvindo um formador que é nosso colega e que estudou para saber esclarecer-nos.Começamos às 9 horas, mas às 10 horas interrompemos para o café. Depois às 12 horas para o almoço. Vamos todos por aí fora, em rebanho. O pastor é o formador e decide. Eu detesto comida temperada com pimenta. Nunca a uso nos meus cozinhados. Naquele restaurante escolhido pelo formador, passam a palavra de uns para outros, já há vários anos, a comida trasanda a pimenta e faz mal ao estômago. Todos falam muito do mesmo, ou seja, de trabalho. Todos se mostram muito amigos. Parece que estamos de férias. E estamos mesmo.Ninguém está interessado em adquirir conhecimentos. Nós queremos que o tempo passe rápido, o que é um engano, se não, podemos lembrar quando estudávamos e as aulas eram enfadonhas, o sacrifício que era.O formador quer o dele ao fim de cada formação e não deve ser tão pouco quanto isso, e tem direito, presta um serviço, tem que ser pago.Quando regressamos para a sessão da tarde, não há um que escape. Dá-nos o sono a todos, até ao formador.
Não gosto de formações. Pouco aprendo e não tenho vida para aquilo. Estar a olhar para um formador e tentar advinhar-lhe de que cor são as meias ou as cuecas... Qual a marca do desodorizante, ou se tomou banho naquele dia. Porque horas quase em silêncio, ouvindo alguém que não conhecemos, falar mais do mesmo, é obra e eu para suportar isso tenho que recorrer a uma força de vontade preciosa que me atira para o mais trivial, que é, comos somos, o que fazemos, quem esta pessoa, o que faz quando não está ali e não tem que ser o pastor de um rebanho, que felismente, não tem ovelhas todas iguais.E olho os meus colegas, alguns que até conheço e já com eles trabalhei e advinho-lhe os pensamentos. Pagava para encontrar um que fosse, que esteja interessado no que ali se passa.
A única vantagem das formações, porque tenho que admitir que existe umazinha, é calhando à sexta-feira, sair dali, de comboio para Lisboa, de fim de semana. Isso sim, é que é uma vantagem.

Sem comentários: