sexta-feira, 20 de julho de 2018

a minha vizinha cusca

foto do google

A cusca do rés-do-chão surgiu de repente na caixa quando eu estava a pagar. Que queria tratar da saúde aos mosquitos, que assim que abre a porta de casa entram sem pedir licença e que mal ouve um, já passa a noite acordada, enervada com o zumbido, mais ainda com a picadela. E se fosse só um...diz que são às dezenas. O empregado não lhe prestou a mínima atenção, perguntando à colega da caixa seguinte se sempre havia o que a cusca queria. E ela percebeu.
- Olá vizinha. Lá tenho de fazer o truque do limão com os cravinhos da índia ( fui eu que lhe ensinei ). Também lá tem mosquitos em cima? Eu, este ano, são mais que as mães. 
Saí de fininho, deixando-a a falar com o empregado. Quando ia a meio da ponte pressenti-lhe a presença cusca. 
- Já viu vizinha? Nunca têm nada que a gente precisa. Nem as recargas para a mosquitagem. O que vale é que tenho lá limões e vou acabar-lhes com a raça.
Ela não precisa que eu fale. Pergunta, dá as respostas, muda de tema, fala dos netos e da filha, do cão, que está tão coxo quanto ela; e se andam os dois a passear-se na rua é tão hilariante quanto estranho, que é até maldade rir-me mas não consigo evitar . Ela enche a boca com o filho, o seu deus único e perfeito - ' o meu filho disse, sabe e tem, o meu filho deu, o meu filho fez e aconteceu ', este relambório há 14 anos, sendo que o tal não é flor que se cheire, com provas dadas, que se eu estivesse para aí virada tinha muito que dizer sobre o dito, mas filho é filho e cada um com os seus. 
Por falar nisso, a pergunta inevitável com cheiro a cusquice já tardava mas aconteceu - Os seus meninos estão cá? pareceu-me vê-los. O que é que ela não vê? Ah sim, vieram almoçar, disse. Então já não estão fora?! e eu pasmei. A cusca julgava que as crias estavam fora. Tem-lhe escapado muita coisa. Têm escapado ao seu radar. A janela para a rua já não é o que era, a porta de casa já não é toda ouvidos e ela está a perder pontos. Sobram-lhe os mosquitos.
Lidar com vizinhos cuscos é tentar escapar por entre os pingos da chuva, mas quando há temporal o melhor é abrirmos o chapéu de chuva. Foi o que fiz. Antes que vasculhasse a minha rica vidinha. Aonde nem sempre o sol brilha...

m.c.s.

Sem comentários: