sábado, 23 de janeiro de 2016

uma mulher como eu

Uma mulher como eu, reforma-se. Mas não se conforma. Vive o que lhe falta viver. A liberdade de ser, estar e querer. Poder.
Uma mulher como eu não anda sem relógio, mas não quer saber das horas. Nem tem horas para nada. 
A casa é o seu abrigo mas é fora dela que se anima. E protege. Do ócio e das horas errantes e esquecidas.
Uma mulher como eu não gosta de dar justificações, mas dá, por jeito de ser. Voluntariamente. E respeita. E coloca-se no lugar do outro.
Uma mulher como eu, passa pelos dias. E quando não passa e deixa que os dias passem por ela, é infeliz.
E procura que a vida saiba a muito, no pouco que ela lhe oferece. 
Uma mulher como eu, é pessoa. Cidadã. Mãe, família e amiga. Mulher. Ama e quer ser amada. 
Sonha e concretiza. Confia. Surpreende-se. E quando isso não acontece, desespera.
Uma mulher como eu tem mente elástica. Não complica. Desconstrói. Se for caso disso. 
Perdoa. Não esquece. É enganada. E sofre. Comete o erro várias vezes na esperança de ser diferente. 
Uma mulher como eu não é xenófoba, homofóbica, nem tradicional. Ou clássica. Não é preconceituosa nem antiga.
Da coragem conhece as atitudes e os medos. Caminha sobre eles na certeza de que é preciso ganhar caminho.
Uma mulher como eu é solitária mas não sozinha. Contorna a solidão e ri-se da situação. Divide os dias, multiplicando prazeres. Lê, ouve música. Passeia-se. Deixa que a passeiem. 
Vai ao cinema. Ao teatro. À revista. Aos festivais de música. Aos espetáculos de dança. Às igrejas. Aos museus. 
Vai ver o mar todo o ano. Vai à praia no Verão. Viaja. Quando pode. E gosta de conversar. De gargalhar. 
Uma mulher como eu, trabalha. Em casa. Cozinha, lava e limpa. Arruma. Faz tricot. Vê televisão. Passeia-se pela internet.
Uma mulher como eu, tem marido, namorado, amigo colorido. Ou já desistiu de ser par. E quer ser eternamente só. Sem plural, quaisquer dúvidas, adiamentos ou reticências. 
Uma mulher como eu, conhece o significado das coisas. Olha nos olhos. E usa a palavra. 
É mulher de pontos. Sem nós. Finais.
Uma mulher como eu, escolhe.
O que me falta para ser uma mulher como eu? É que falta...

m.c.s.

Sem comentários: