domingo, 8 de julho de 2012

sentada nas féria



Ontem, foi o meu primeiro dia de férias.Não saí de casa. Apeteceu-me ficar por cá a fazer o que me desse na mona. Nada.
Ou um pouco mais que nada. 
Rua, gente, cidade, trânsito, ruído, compras,  não foi, decididamente, o que me atraiu. Praia também não. Há nas férias um tempo diferente. Que não me parece um resto. Um estalar de dedos.  Há um adiamento que me agrada. Amanhã vou. Amanhã vejo isto. Para a semana também é dia. E se for daqui a quinze dias? Não acabo as férias sem fazer. 
Há um mundo recheado de coisas boas para viver, ainda que na maior parte das vezes se acabem sem que se cumpra o  calendário.
É um tempo que me enche as medidas porque depende de mim e quando depende de mim há uma exaltação endeusada que me dá prazer e me torna poderosa. Cresce-me o umbigo para tamanhos que me permitem ver a vida com tons de festa e de esperança.  De liberdade. 
Olho o tempo que tenho para a frente e vejo manhãs de praia, tardes, fins de tarde, e não existe em mim qualquer tipo de ansiedade. Lá irei usufruir dos benefícios ( muitos ) que retiro das minhas idas à praia. 
Não, ao mar. Sim, porque ir ver o mar nada tem que ver com idas para a praia. 
Ir ver o mar é uma necessidade que a alma tem de busca do além. É a busca do encontro comigo. Do encontro com o silêncio. Com a paz e com a verdade. Com a certeza de que valho o que construo. Do encontro com as respostas. Ir ver o mar não é apenas um prazer sensorial. É um acto de Deus fazendo-me feliz.  Um bónus. Um apelo à imaginação. À inspiração. Ir ver o mar é talvez a viagem mais feliz a que me proponho, a conversa mais prazerosa que tenho com o eu mais atrevido, mais livre e mais tolerante também.. Mais obscenamente sonhador.
Quero ir ver o mar.
Mas também quero ir à praia. 
Quero ficar no sofá olhando os tempos, daqui até onde a  minha imaginação me levar. Para a frente ou para trás. Porque eu sou feita do ontem e do hoje. 
Quero encontros. Vou ter encontros de afectos. Já hoje...
Quero dormir. Fazer a sesta. E dieta. 
Quero ler. Tenho vários livros por terminar. Outros para começar.
Quero ir ao cinema. Aprender. Sonhar.
..Quero escrever. Compilar os meus poemas. E os meus textos também.
Quero animação.
E fotografar. E descansar.
Se cumprir este calendário, tenho as contas feitas com as minhas férias e sairei delas melhor após este tempo que não quero de resto, mas vivido na busca de momentos de conforto, prazer e tranquilidade. Introspecção e perdão também. 
Hoje é o 2ª dia de férias. É domingo e não vou de viagem para o Ribatejo.
Hoje não há trevas. Tenho morada certa e estou bem na minha pele. 
Hoje respiro a dois pulmões e a alma ganha voz.
Hoje sinto-me tão bem, tão bem, tão bem, que acho que sou feliz.

Sem comentários: